Minha história

Sou uma jovem que começou a engordar quando tinha 7, e desde ai nunca mais parei de engordar. Desde os 13 anos que me lembro de querer emagrecer e fazer dietas, mas nunca tive força de vontade.

Já tive na dietista, mas todos os meses dava desculpas para não ter emagrecido, quando na realidade eu é que não queria me esforçar. Sempre queria que as coisas se desenrolassem sozinhas, sem esforço. Até que um dia, quando me pesei cheguei aos 90kg com 14 anos e percebi que ou parava ai ou iria continuar engordando.

Porem não fiz o mais importante, não reeduquei nem a minha mente, nem as minhas emoções. Fui mantendo o peso, engordando, emagrecendo, até aos 20 anos. Emagrecia 10 quilos em um mês no verão, mantinha até ao final do verão, começava o inverno e eu engordava tudo de novo, mantendo o peso até o verão, voltando a emagrecer... Resumindo era um ciclo vicioso onde eu engordava, emagrecia, engordava, emagrecia...

Com todo este efeito sanfona que eu estava impondo ao meu corpo minha auto-estima foi cada vez mais baixando. Desperdicei muitas oportunidades de ficar com a pessoa que gostava durante esses anos porque pensava que não era digna de ser amada, não acreditava que era possível me amarem. Perdi oportunidades de ganhar novos amigos, e por estranho que parece, pelas mesmas razões, porque achava que ninguém podia gostar de mim. Porém eu apenas tinha medo pois não sabia o que era amar-me.

Durante esse tempo, muitas razões contribuíram para ficar com auto-estima em baixo. Muitos rapazes falavam comigo quando eu punha fotos só de cara, onde supostamente aparentava ser magra, e me elogiavam, me paqueravam. Mas quando eu mostrava quem realmente era, eles deixavam de me falar. Sempre vi minhas amigas namorando, mas ninguém queria estar comigo, ou então, eu não permitia.

Com 20 anos percebi que merecia ser amada, mas antes de ser pelos outros tinha mesmo de ser por mim. Eu tinha de me amar, de me aceitar. Tinha de lutar por mim pois mais ninguém o iria fazer por mim. Nós somos os nossos principais amigos. Nós somos os primeiros a amar-nos. Quando nos amamos tudo se torna mais fácil.

O processo de emagrecimento não ficou mais fácil, e muito menos consegui manter um processo de emagrecimento constante. Mas agora sei que devo sempre lutar por mim sem nunca desistir. E o meu processo de emagrecimento não é só para ficar bonita, mas essencialmente para poder ficar saudável, porque eu mereço tudo o que de melhor posso ter. Por isso tenho de lutar para emagrecer, não pelos outros mas por mim, para ser feliz comigo mesma :D

27/03/2011